O ZEN E OS HAIKAIS

A carpa, o lago e o Sol.

Desde quando comecei a utilizar o símbolo que hoje é a logomarca do site Haikai Zen, onde publico meus haikais e outros cacos sobre o assunto, muitos me perguntam qual o seu significado, sendo assim, resolvi contar a breve história de como ele surgiu.

Muitos acreditam ser algo místico, para dar sorte ou coisa assim, mas, na verdade, foi algo simplório, um pequeno insight que me marcou. O símbolo traz este instante de volta a memória, um momento bonito, que gosto de relembrar.

Em meados de fevereiro de 98, após um longo zazen matinal, o sol já estava quase a pino, e resolvi esticar as pernas um pouco no jardim. Em silêncio, sentido toda a energia que o sol de verão desprendia naquele horário, caminhando ao redor do lago, pensei comigo, que até as carpas deviam sentir todo aquele calor, pois não havia nenhuma nadando perto da superfície. Fui até o meio da pontezinha e me debrucei no guarda-corpo para observar o lago de cima, e foi quando surge apenas uma, que eu ainda não tinha visto, vermelha e branca, enorme, nadando em círculos, exatamente onde o sol depositava toda a força de seu reflexo. Ela ficou ali, dando voltas lentas, talvez esperando que eu tivesse algo para oferecer. A surpresa acompanhada da beleza daquele momento para mim, que eu vivenciava quase que em câmera lenta, trouxe de forma instantânea o seguinte haikai:

Princesa do lago

dentro do sol de verão —

A carpa real

George Goldberg

Como podem ver, nada de mais, coisas de quem só pensa em haikai. Lembro-me de ter anotado o haikai em um pedaço de papel de embrulho, acompanhado do desenho do sol com a carpa dentro dele, apenas isso.

E assim foi…

George Goldberg

Copyright 2022 — Todos os direitos reservados | Haikai Zen by George Goldberg — www.haikaizen.art.blog

Clique no ícone
para acompanhar mais artigos na coluna do Medium

O ZEN E OS HAIKAIS

Publicidade